O Cristianismo Não Pode Ser Individualista e Nem Socialista


Em `Morte da Razão`, Francis Schaeffer escreve que o "a salvação tem algo a dizer não somente ao homem individual, mas também à cultura". E ele continua: 

"O Cristianismo é individual no sentido de que cada homem deve ser convertido, nascido novamente, um de cada vez. Mas não é individualista. A distinção é importante. Como Deus fez o homem, ele também fez uma Eva de forma que poderia haver relações horizontais finitas entre duas pessoas. E estas relações humanas são importantes a Deus, pois "o poder de Deus para salvação" também tem a intenção de proporcionar uma resposta às necessidades sociológicas do homem, a interação entre duas pessoas e entre todas as pessoas. Deus está interessado no homem por inteiro e também na cultura que flui da relação entre as pessoas."

O Evangelho é o reflexo mais puro que pode haver da essência de Deus. Ele é a justiça aplicada, o amor revelado, a vida encarnada, transmitida para que pudéssemos, como ensina Calvino, nos reconciliar com o Criador,  com a criação e com as criaturas. E isso nos remete ao próprio ser de Deus, que sendo um em substância, é três em pessoas. Deus é individual: O Pai não é o Filho e não é o Espírito Santo; o Espírito Santo não é o Pai e não é o Filho; o Filho não é o Espírito Santo e não é o Pai. Deus é, ao mesmo tempo, indivíduo e sociedade, e por isso entre si cada uma delas não menospreza a individualidade de outra Pessoa da Trindade, ao contrário, cada uma as ama e louva as outras. Ao mesmo tempo que exalta a individualidade uma da outra, cada Pessoa da Trindade não deixa de viver a harmonia social que lhe é intrínseca.

Quando Deus afirma "Não é bom que fique só o homem", certamente ele está falando de arranjar uma auxiliadora para Adão que lhe fosse idônea, ou seja, que lhe fosse adequada, para que pudessem casar e tornar-se uma só carne, refletindo a união indissolúvel que há entre as pessoas da Trindade. Contudo, havia algo mais permanente e mais profundo em vista do que o casamento em si. No momento que Eva é criada, Adão, tal como seu criador, torna-se um ser social. Pode-se dizer que, ao homem que já possuía a individualidade tal qual cada Pessoa da Trindade, recebe naquele instante o atributo divino da sociabilidade entre seus iguais.

Por essa realidade, as dimensões individual e social  foram comunicadas ao ser humano. O Cristianismo, portanto, religião monoteísta que afirma ser Deus um em substância e três Pessoas, não pode ser individualista e nem socialista, posto que o individualismo sonega o aspecto social e cultural do ser humano ao ignorar o próximo, e o socialismo, por sua vez, anula a individualidade desse mesmo próximo. 

Assim, seja como atitude diária, estilo de vida, filosofia ou ideologia política, o individualismo e o socialismo são pecaminosos, contrários à natureza humana e uma afronta contra o Deus Trino.